quarta-feira, 4 de abril de 2012

Princípios do Treinamento Desportivo




Princípios Biológicos, Princípios Metodológicos e Princípios Pedagógicos.

Princípios Biológicos: Princípio da Sobrecarga/ Princípio da Especificidade/ Princípio da Reversibilidade/ Princípio da Heterocronia.

Princípio da sobrecarga: As modificações funcionais causadas pelo esforço físico só permitem melhorar o estado de treino quando a sua intensidade é suficiente para provocar uma ativação do metabolismo energético ou plástico da célula.(Castelo e col 1996 cit Burk 1979)

Cargas de intensidade fraca = atrofia
Cargas de intensidade média = adaptação já conseguida
Cargas de intensidade forte =  tem efeito ótimo no treino
Cargas excessivamente fortes = ultrapassam os limites fisiológicos de adaptação.

Princípio da Especificidade: As adaptações são específicas relativamente ao exercício empregue.
" A concentração de tempo e esforço numa determinada modalidade desportiva é uma condição objetiva e necessária para poder alcançar resultados elevados. ( Matveiev 1997)
- Capacidade de desenvolvimento de Força.
- Capacidade de desenvolvimento de Velocidade.
- Capacidade de desenvolvimento de Resistência.

Princípio da Reversibilidade: 1º As cargas de grande duração e pequena intensidade têm efeito mais prolongado.
2º As aquisições que levam mais tempo a serem obtidas, mantêm-se durante muito mais tempo.

Princípio da Heterocronia: O efeito retardado do exercício de treino é determinado pela sua identidade.
-Mais intenso - efeito mais rápido - menos durável o seu efeito.
-Menos intenso - aplicação mais longa - mais durável o seu feito.

Princípios Metodológicos: Principio da relação ótima entre o exercício e o repouso/ Princípios continuidade/Princípio da progressão/ Princípio da ciclicidade/ Princípio da individualização/ Princípio da Multilateralidade.

Princípio da relação ótima entre o exercício e o repouso:
1º Determinação do exercício ótimo.
2º Determinação do momento ótimo de aplicação de um novo exercício.
" A correta gestão das componentes de qualquer exercício ou conjunto de exercícios é inseparável do conhecimento do estado de recuperação das estruturas solicitadas..." ( Proença, 1990)

Princípio da Continuidade: Regularidade  sistemática na aplicação do exercício de treino fundamental e adaptação que impede que se percam os efeitos do treino.

Princípio da Progressão: A carga de treino deve ser aplicada de acordo com a evolução do desempenho do atleta e de forma progressiva do simples ao complexo.

Princípio da Ciclicidade:  A repetição sistemática do exercício ao longo do processo de treino rege-se por ciclos sucessivos onde os conteúdos do treino se repetem em parte, alteram-se a forma, os meios e os métodos.

Princípio da Individualização: O exercício deve ser  apropriado a cada atleta, respeitando o nível do seu desenvolvimento, e as suas capacidades. A carga de treino não deve ser generalizada indiferentemente dos indivíduos dos quais se buscam respostas adaptativas.

Princípio da Multilateralidade:  O rendimento numa determinada modalidade desportiva, não se baseia apenas na sua prática específica. O organismo é um todo, o desenvolvimento de uma capacidade, não pode acontecer isoladamente do seu desenvolvimento das outras capacidades.

Princípios Pedagógicos: Princípio da sistematização/ Princípio da atividade consciente/ Princípio da atividade apreensível/ Princípio da Estabilidade.

Princípio da Sistematização: A repetição sistemática do exercício de treino = A organização e progressão dos conteúdos associados aos exercícios.

Princípio da Atividade Consciente: Empenho consciente nas tarefas de treino e nos objetivos, é  condição indispensável para obtenção de  elevados resultados.

Princípio da Atividade Apreensível : Compromisso entre a complexidade da tarefa e a capacidade do praticante. Do simples para o complexo e do  concreto para o abstrato.

Princípio da Estabilidade:  Toda via para que o exercício de treino tenha êxito é necessário que os praticantes passem por  um ciclo de aquisição, estabilização, e o desenvolvimento, sem o qual a capacidade de rendimento será irremediavelmente equacionado.

Fonte: Metodologia do Treino Desportivo, Jorge Castelo- Edições FMH.






Nenhum comentário:

Postar um comentário