CORRELAÇÃO: Mede o grau de associação linear entre variáveis. Existem vários coeficientes de correlação, que variam, em valor absoluto, entre O e 1. Quanto mais próximo de 1, mais forte é a associação entre as variáveis. Se assumir valores positivos, as variáveis evoluem no mesmo sentido, enquanto que se assumir valores negativos, as variáveis evoluem em sentido inverso.
TESTES NÃO PARAMÉTRICOS: São os procedimentos mais simples para testar hipóteses pré- estabelecidas. Utilizam-se quando não estão reunidas as condições de aplicabilidade para os testes paramétricos. As variáveis envolvidas são tipicamente qualitativas (nominais ou ordinais) ou , no caso de variáveis quantitativas.
ESCOLHENDO OS TESTES:
TESTE DE PEARSON= É o mais poderoso e apenas pode ser utilizado em variáveis quantitativas - de nível intervalar ou superior. A hipótese nula do teste normalmente postula que a correlação entre as variáveis é zero.
TESTE DE SPEARMAN= Os coeficientes de correlação de Spearman é mais popular mas, quando existem muitos empates nas ordenações. Calculam-se para variáveis de nível pelos menos ordinal.
TESTE DO QUI-QUADRADO= É utilizado para variáveis nominais ou ordinais. Não faz sentido calcular médias. daí trabalhar-se com frequências (número de ocorrências de uma determinada categoria da variável).
O número de sujeitos que irá determinar:
PARAMÉTRICO - 2 variáveis quantitativas = PEARSON
NÃO PARAMÉTRICA- 1 variável quantitativa + 1 variável qualitativa= SPEARMAN
NÃO PARAMÉTRICA- 2 variáveis qualitativas = QUI-QUADRADO
TESTE DE MANN-WHITNEY= Permite detectar diferenças significativas entre os valores centrais de duas situações, quando se consideram sujeitos diferentes. Representa a alternativa não paramétrica ao teste t-student.
TESTE DE WILCOXON= Permite detectar diferenças significativas entre os valores centrais de duas situações, quando se consideram os mesmos sujeitos. Aplica-se em variáveis de nível pelo menos ordinal, sendo baseado em valores em ordenações (e não em valores exatos).
TESTE DE KRUSKALL-WALLIS= Permite detectar diferenças significativas entre os valores centrais de três ou mais situações, quando se consideram sujeitos diferentes. Aplica-se em variáveis de nível pelo menos ordinal, sendo baseado em ordenações (e não em valores exatos).
TESTE DE FRIEDMAN= Permite detectar diferenças significativas entre os valores centrais de três ou mais situações, quando se consideram os mesmos sujeitos.
FONTE: UNIDADE CURRICULAR MÉTODOS DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS DO DESPORTO E DA EDUCAÇÃO FÍSICA, FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E DA EDUCAÇÃO FÍSICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário